ESTADO DEMOCRÁTICO EM TEMPO DE CONSERVADORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO BRASILEIRO

ESTADO DEMOCRÁTICO EM TEMPO DE CONSERVADORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO BRASILEIRO RESUMO : Este texto trata das políticas conservadoras brasileiras reproduzidas na educação em tempo de crise destrutiva do capital. O objetivo que norteou o trabalho foi analisar qual a natureza da crise retroativa instalada na democracia brasileira e suas consequências para a educação brasileira? A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi à pesquisa bibliográfica e documental. Para a realização das análises, utilizou-se dos fundamentos teórico do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels . Conclui-se que, na atual conjuntura, dois espectro ronda a educação brasileira, o primeiro é o processo de subordinação do ensino público ao jogo do livre mercado, e o segundo, e a forte vinculação do Estado brasileiro as correntes religiosas, que trabalham com a perspectiva de sujeição de toda uma geração aos princípios dogmáticos moralistas que impede o pensamento crítico e destitui toda a capacidade de criticar e lutar por direitos. Palavra – chave: politicas conservadoras – educação pública – pensamento crítico