“ESTADO DO CONHECIMENTO” SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO PERÍODO DE 2014 – 2016

RESUMO Os Programas de Mestrados Profissionais são desafiados a contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica (CAPES, 2010). Com efeito, a formação de professores para assegurar as múltiplas dimensões da profissionalidade docente necessária ao exercício da profissão e qualificação profissional para/na educação básica, ganha relevo nas proposições dos mestrados profissionais em educação no seu compromisso com o Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG (2011-2020). Com o objetivo de analisar o que apontam as dissertações de um Programa de Mestrado Profissional sobre a temática “formação docente e novas tecnologias na interface com a educação básica”, apresentamos um recorte da análise efetuada em uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento, no período de 2014 – 2016. Dos 72 trabalhos encontrados, 14 se referem a temática deste estudo e revelam diferentes dimensões que integram as pesquisas e intervenções realizadas: formação inicial de professores do curso de Pedagogia, políticas de formação continuada de professores da educação básica, formação continuada de professores da educação básica e a formação continuada. PALAVRAS-CHAVE: Mestrado Profissional. Formação docente. Profissionalidade. NTIC. Educação Básica.