Estratégias de formação de professores alfabetizadores e o trabalho com a linguagem

Estratégias de formação de professores alfabetizadores e o trabalho com a linguagem RESUMO Este artigo é fruto de uma pesquisa-formação longitudinalmente desenvolvida, junto a professores alfabetizadores de escolas da rede pública de uma capital do sudeste brasileiro que frequentaram encontros de formação acontecidos na universidade. Nele destacamos a necessidade da escolha de uma concepção de linguagem com que se deseje trabalhar nas práticas escolares para o planejamento de estratégias didáticas de formação coerentes. O embasamento teórico tece-se de autores como Bakhtin (2011, 2017), Smolka (1988), Mortatti (2004, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011a, 2013) e Freire (2006). Tencionamos discutir as estratégias didáticas presentes em oito pesquisas que tiveram como tema de estudo os encontros de formação docente. Como resultado, pudemos identificar componentes de uma didática da formação, com ênfase em princípios dialógicos, pela via das interações interlocutivas, que entendemos ser relevantes para a discussão acerca de estratégias formativas, apresentando uma maneira de pensar a formação que valoriza os saberes docentes, bem como a importância da interlocução no processo formativo. PALAVRAS-CHAVE: Formação de alfabetizadores, estratégias da formação, alfabetização.