Estudos articulados sobre o uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos

Estudos articulados sobre o uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos O uso de dispositivos eletrônicos com tecnologia touch screen tem aumentado não só no Brasil, mas no mundo todo. Entendendo que o acesso crescente resulta de uma confluência entre maior acessibilidade aos aparelhos, praticidade para os responsáveis, e facilidade de uso pelas crianças, buscamos neste artigo relatar resultados de estudos articulados em torno de compreender melhor o uso com foco nos seguintes aspectos: motivação dos responsáveis e das crianças, proficiência, os contextos de maior uso, a atitude dos responsáveis e os conceitos que têm sobre os aparelhos com a tecnologia touch screen. Quatro estudos articulados foram realizados com crianças de 6 meses a 6 anos. Os resultados são discutidos sob as óticas teórica e metodológica. Concluímos que a diversidade de instrumentos adotados ofereceu maiores possibilidades de compreensão de análise do problema, mas que são necessários estudos de natureza longitudinal para que se possa avaliar efetivamente o impacto, no desenvolvimento das crianças pequenas, do uso das tecnologias digitais. Palavras-chave: tecnologia touch screen ; infância; desenvolvimento infantil