Expressões do pensamento geométrico em narrativas de professoras que ensinam matemática no Ensino Fundamental I

Resumo Que expressões do pensamento geométrico emergem das narrativas de professoras participantes de uma rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência? Essa é a problemática que suscita em nós o interesse em investigar um espaço de formação que integra professoras iniciantes, experientes e futuras professoras que ensinam e ensinarão matemática. Objetivamos analisar expressões do pensamento geométrico de professoras participantes dessa rede. Tais expressões se manifestaram por meio de suas narrativas que revelaram inquietações relacionadas (1) ao papel da linguagem e das representações em aulas de geometria; (2) aos atributos definidores das figuras geométricas (3) à localização e movimentação no espaço. Esta pesquisa é qualitativa e foi construída a partir de dados narrativos. Notamos que novos repertórios metodológicos foram incorporados nas práticas das professoras, uma vez que são interpretados como estratégias de ensino de geometria. Concluímos que espaços como essa rede, que congrega professoras experientes, iniciantes e licenciandas, reverberam na ação de ensinar matemática no Ensino Fundamental I. Palavras-chave: Educação Matemática; Pensamento Geométrico; Formação de Professores; Narrativas.