Genealogia e narrativa na apresentação da interface psicologia e educação para licenciandos.

Resumo Apresento resultados preliminares da pesquisa “Sobre pensamento e subjetivação: modulações históricas da relação entre psicologia, educação e escolarização”, a qual busca realizar uma investigação bibliográfica inspirada na metodologia genealógica foucaultiana acerca das aproximações históricas entre perspectivas teóricas e conceitos operados por teorias psicológicas e o campo da educação, com especial ênfase às políticas e práticas escolares. Nesta pesquisa são desenvolvidos objetos de aprendizagem na modalidade draw my class que buscam compartilhar com um público não especialista os resultados destas investigações, pondo a prova a hipótese de que existe uma articulação possível entre a investigação genealógica e a arte da narrativa, a qual atualiza interrogações de pesquisa de modo a atrair o interesse de estudantes e a potencializar outras formas de contribuição da psicologia para educação que não a psicologização dos processos de aprendizagem ou dos comportamentos escolares. No presente trabalho, apresento e discuto como resultado preliminar a construção de um dos vídeos construídos pela pesquisa intitulado: “A história da psicologia sob dois olhares”.