GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E CAPACIDADE DE LINGUAGEM DOMINANTE: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DESTINADOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E CAPACIDADE DE LINGUAGEM DOMINANTE: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DESTINADOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS RESUMO Quais gêneros textuais/discursivos chegam às escolas públicas brasileiras a partir dos livros didáticos? Quais capacidades de linguagem os gêneros selecionados por esses livros podem desenvolver nos(as) alunos(as) em fase de alfabetização? Essas inquietações direcionam esse trabalho, cujo objetivo é investiga a diversidade de gêneros disponível nos livros didáticos de alfabetização, avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas edições 2010 e 2013. Os dados, tratados à luz do prisma qualitativo e quantitativo (MINAYO & SANCHES, 1993), foram categorizados em seus “aspectos tipológicos” e em suas “capacidades de linguagem dominantes” (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p. 58). O aporte teórico fundou-se em Schneuwly e Dolz (2004) e Bakhtin (2011), dentre outros. Observou-se que os livros analisados apresentam uma diversidade de gêneros que propiciam o desenvolvimento de capacidades de linguagem variadas, que possibilitarão aos sujeitos a participação nos diversos contextos sociais. Palavras-chaves: gêneros textuais/discursivos; livro didático; Guia do livro didático de alfabetização e letramento.