GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: uma análise do desenvolvimento do curso superior de tecnologia

GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA : uma análise do desenvolvimento do curso superior de tecnologia O curso superior de tecnologia foi regulado no contexto de reorganização do modelo de produção e reprodução da vida material, quando a normatização de diversas políticas é relacionada à efervescência de um conjunto de novas ideias oriundas do processo de recomposição burguesa. Tomamos como questão de estudo a relação entre regulação e desenvolvimento dos cursos superiores de tecnologia e a expansão da ideologia gerencial. Nosso objetivo é analisar as relações entre o gerencialismo e a regulação/desenvolvimento desses cursos. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa e finalidade explicativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam a imposição de um modelo de formação em nível superior que explicita a sofisticação da divisão social do conhecimento e cumpre papeis políticos para além da certificação. Concluímos que o curso superior de tecnologia é um dos instrumentos criados para conformação em torno de uma concepção de sociedade, de humano e de educação pautados no gerencialismo. Palavras-chave : Recomposição burguesa; Gerencialismo; Divisão social do conhecimento; Curso superior de tecnologia.