Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no Ensino Superior: a experiência de uma universidade Colombiana

Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no Ensino Superior: a experiência de uma universidade Colombiana RESUMO Este texto apresenta dados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar o desenvolvimento de políticas de formação de professores na temática racial no ensino superior. Isso foi feito com uma metodologia que buscou compreender a inserção e desenvolvimento de conteúdos relacionados às contribuições de matrizes africanas e da diáspora negra na estrutura curricular do curso de licenciatura em biologia da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia. A investigação integra um projeto transnacional de pesquisa vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, subvencionado pela CAPES. Com ferramentas delineadas pela metodologia de estudos de caso, desenvolveu-se a investigação a partir de análises de documentos e entrevistas com estudantes. Sob a ótica da teoria decolonial, os resultados apontam impasses e possibilidades nos cursos de formação de professores em diferentes contextos. Palavras-chave: relações étnico-raciais, Colômbia, ensino superior, ensino de biologia, pensamento Decolonial.