INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CONTEXTO DE ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CONTEXTO DE ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS Resumo : No escopo da produção acadêmica em Educação, este texto focaliza os indicadores da literatura sobre convênio na Educação Infantil (EI). Indaga sobre a formação de professores em Instituições Conveniadas de Educação Infantil (ICEIs) busca mapear a produção relativa a esse tema a partir da perspectiva bakhtiniana. Utiliza, como metodologia, a pesquisa bibliográfica no banco de trabalhos do GT07 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) a partir de pesquisa de doutorado em andamento. Como resultado, evidencia que o convênio na EI está mais ligado às discussões sobre políticas públicas com indicadores sobre financiamento e gestão, sendo necessária a abordagem sobre a formação de professores na primeira etapa da educação básica, no contexto de ascensão do novo modelo de privatização que impacta as políticas de conveniamento na EI. Palavras-chave : Educação infantil. Formação de professores. Convênio. Produção acadêmica.