INVISIBILIZAÇÃO DIDÁTICA: REVERBERAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

INVISIBILIZAÇÃO DIDÁTICA: REVERBERAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Este artigo traz à baila resultados de pesquisa sobre produção científica em Didática, entre 2013-2017, na região Nordeste. O objetivo é analisar a presença da Didática como objeto e campo de investigação a partir de análise bibliográfica em teses e dissertações e Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Associado a este objetivo, pretende-se verificar se a invisibilização da didática guarda relação com sua importância para professores universitários. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica, utilizou de procedimento exploratório em duas bases de dados: Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq e Banco de Dissertações e teses da CAPES. Como resultados apurou-se que dos 99 grupos de pesquisa que trazem como descritores Didática; Formação de professores; Ensino e aprendizagem, num segundo refinamento, apenas 13 referem os termos: “didática, didáticas, didático ou didáticos”. Constatou-se também a presença de 555 trabalhos de mestrado e doutorado com o descritor “didática” na região investigada. Verificou-se que houve crescimento dos estudos na área didática nos últimos cinco anos, mas este número é ainda inexpressivo. Palavras-chave: Invisibilização didática; pesquisa em Didática; docente universitário.