Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PISA

Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PISA Este estudo compara o Letramento Científico dos estudantes brasileiros e japoneses, com base nos resultados do PISA e contribui significativamente para a discussão do tema das desigualdades. Conduzimos as análises por triangulação de métodos combinando análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram que o Brasil permaneceu no nível mais baixo do PISA em 2006 e 2015. O Japão tem um desempenho superior e continua melhorando nesse mesmo período. Há grande presença de DIF nos itens de Ciências de 2006 comparativamente entre Brasil e Japão. Esses itens não são capazes de comprometer o processo avaliativo, mas sugerem diferentes ênfases curriculares. O estudo empírico mostrou que o sucesso do Japão está provavelmente associado à existência de um currículo nacional, à formação de professores em serviço e às reformas do sistema educacional suscitadas pelos resultados do PISA. O baixo desempenho do Brasil estaria relacionado à falta de preparo dos alunos, à falta de familiaridade com o teste, à falta de treinamento dos professores e ao uso limitado de evidências produzidas por avaliações em larga escala. Palavras-chave: Letramento Científico; DIF; PISA; Brasil; Japão.