“… MAMÃE, EU TENHO UM NOVO AMIGO NA ESCOLA. ELE É GRANDE, MAS QUER APRENDER COM A GENTE…”

Resumo: O trabalho apresenta reflexões de uma pesquisa científica em andamento que tem como objetivo buscar compreender como a escola do campo percebe e vive as culturas infantis campesinas, no contexto das práticas pedagógicas cotidianas. Nesse recorte, objetivo apresentar alguns aspectos referentes à realidade das crianças em espaços escolares. Para tanto, me detive aos conceitos da infância enquanto categoria social e de criança como sujeito ativo e de direito (QVORTRUP, 2010; SARMENTO & PINTO, 1997; BARBOSA, 2013), me amparando na discussão da Sociologia da Infância. Para realização da pesquisa, realizei entrevistas, observação, videogravação, fotografias (BOGDAN & BIKLEN, 1991) e rodas de conversas (ALESSI, 2014). O estudo defende a importância de conceber a criança como copesquisadora (CHRISTENSEN & JAMES, 2005; ARENHART, 2016), tendo em vista que esse movimento oportuniza colocar em cena a reflexão sobre a infância partindo dos próprios sujeitos infantis que vivenciam a fase e possuem autoridade para falar sobre si. Palavras-chave: Pesquisa com criança; Educação do/no campo; Infância; Criança.