MEMÓRIA, CINEMA E EDUCAÇÃO NA ESCOLA DA FAVELA: ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS

MEMÓRIA, CINEMA E EDUCAÇÃO NA ESCOLA DA FAVELA: ATAQUES, LUTAS E RESISTÊNCIAS Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre o que pode um projeto de cinema na escola da favela quando pesquisa a memória da favela. Nosso estudo parte do princípio de que a articulação entre cinema, escola e memória é potente enquanto assunto a ser colocado sobre a mesa/na tela para matéria de estudo, além de ser de fundamental relevância na construção de uma memória coletiva, e no direito ao exercício desta memória por todos os estudantes da escola e para além dela (BENJAMIN, 2009).Tendo em mente que cartografar é acompanhar processos, buscamos narrar a constituição de nosso campo de pesquisa que se dá no próprio fazer do projeto de cinema da escola enquanto investiga a história da favela, analisando a indissociabilidade entre o conhecimento e a transformação da realidade (KASTRUP, PASSOS & ESCÓSSIA, 2015). Palavras-chave: Memória, Cinema, Educação, Favela, Resistência