MEMÓRIA E INFÂNCIA: MODOS OUTROS DE OLHAR, PENSAR E SENTIR O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MEMÓRIA E INFÂNCIA: MODOS OUTROS DE OLHAR, PENSAR E SENTIR O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO O ensaio coloca em evidência os conceitos de memória e infância no contexto da formação de professores e suas ressonâncias no currículo que tem, no campo do sensível, um lócus de reflexão a partir de outros arranjos conceituais. Walter Benjamin ajuda-nos a extrair os enunciados de uma práxis poética que tem a palavra e a imagem (narrativimagem ) como uma unidade constitutiva do pensamento. Ainda, há um esforço, na companhia do filósofo berlinense, de compreender o processo de “escavação” da memória, as reminiscências da infância e o tema da aura – questão esta central sobre a reprodutibilidade técnica da imagem. Susan Sontag e Roland Barthes ancoram as reflexões que atravessam o campo da imagem fotográfica, amplificando os ecos dessa experiência poético-pedagógica. Palavras-chave: currículo; formação de professores; Walter Benjamin; narrativimagem ; práxis poética .