Meninos e meninas nas aulas de Matemática: o que pensam as professoras?

MENINOS E MENINAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS? Resumo: este trabalho objetiva compreender as percepções das professoras sobre meninas e meninos nas aulas de Matemática no ensino médio. A temática é relevante pois existe um certo ideário social que coloca a Matemática como reduto masculino, como se os homens tivessem mais facilidade nesta área. Os/as principais autores/as que embasam a discussão são: Barbosa (2016), Bernal (2007), Casagrande (2011), Louro (2014), Scott (1995), Souza e Fonseca (2010) e Walkerdine (1995). É uma pesquisa de caráter qualitativo na qual foram ouvidas seis professoras de Matemática que atuam no ensino médio da rede pública. Os dados apontam que as professoras percebem os meninos como “naturalmente” capazes e aptos para a Matemática, enquanto atribuem o sucesso das meninas ao esforço e à dedicação, evidenciando uma valoração diferenciada de seus resultados. As reflexões sobre gênero e matemática podem contribuir para a construção de uma educação democrática, que visa o desenvolvimento das capacidades de alunas e alunos na área da Matemática sem a hierarquização de um gênero ou outro, pois há diferenças entre o próprio grupo de meninos e de meninas. Palavras-chave: Matemática. Gênero. Ensino Médio. Expectativas de gênero. Ensino.