MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: AS LUTAS E RESISTÊNCIAS NUM CENÁRIO DE NEGAÇÃO DE DIREITOS

MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: AS LUTAS E RESISTÊNCIAS NUM CENÁRIO DE NEGAÇÃO DE DIREITOS Resumo O artigo analisa o Movimento da Educação do Campo em seus 20 anos de existência, destacando o protagonismo do Fórum Paraense e dos Fóruns Regionais de Educação do Campo para enfrentar os desdobramentos das políticas de austeridade e da lógica rentista sobre a negação do direito à educação de qualidade aos povos tradicionais e camponeses. Seu conteúdo resulta de uma pesquisa sobre as territorialidades do campo da Amazônia Paraense e suas implicações para a afirmação da diversidade sócio-cultural nas políticas educacionais e na escola pública, com investigação bibliográfica, documental e de campo, que reuniu dados do INEP para configurar a Educação Básica nas redes públicas de ensino. A precarização das condições de funcionamento, o fechamento e a paralisação das atividades das escolas no campo, e a presença de professores atuando sem formação adequada e com contratos de trabalho temporários são indícios da exclusão e negação do direito à educação de qualidade aos povos do campo, em meio às estratégias do Movimento para enfrentar essas situações no Estado do Pará. Palavras-chave : Educação do Campo; Movimentos Sociais, Políticas Educacionais, Educação na Amazônia.