O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DE BEBÊS E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA CRECHE: PRÁTICAS DOCENTES EM DEBATE

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DE BEBÊS E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA CRECHE: PRÁTICAS DOCENTES EM DEBATE RESUMO Este trabalho, constitui parte de uma pesquisa maior, e busca discutir práticas docentes em relação ao desenvolvimento da linguagem oral (LO) de bebês e crianças nos diferentes momentos vividos na creche. Apoia-se nas contribuições de teóricos que tratam das especificidades da docência na Educação Infantil (EI) e das perspectivas sóciointeracionistas sobre o surgimento da LO. Situa-se na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos são três professoras de uma creche pública. Os resultados do estudo apontam que: a) as docentes não percebem que o desenvolvimento da LO acontece nos diferentes momentos da rotina, mesmo os que têm maior ênfase em ações de cuidado (alimentação e higiene); b) em duas turmas, ocorrem precárias interações verbais entre docente e crianças, o que não favorece o desenvolvimento da LO. Assim, consideramos a necessidade de um olhar mais atento das formações (inicial e continuada) de professores para essa temática, além de ampliar discussões em relação às especificidades da docência com bebês e crianças pequenas, que vivem, cotidianamente, uma parcela significativa nas creches. Palavras-chave : Creche. Linguagem Oral. Práticas Docentes.