O estatuto do trabalho do professor da escola: desafio político para ser pensado nos cinquenta anos do estágio (1969 a 2019)

O estatuto do trabalho do professor da escola: desafio político para ser pensado nos cinquenta anos do estágio (1969 a 2019) O itinerário de institucionalização do estágio (cursos de formação de professores) pode ser visto no intercurso que compreende a Resolução n.9 de 1969 até a política nacional recente de formação de professores no Brasil (PIBID, Residência Pedagógica). Este trabalho se pergunta sobre o trabalho do professor da escola básica junto ao estágio obrigatório na formação inicial de professores. A metodologia envolve documentos de natureza normativa, revisão de literatura e dados de pesquisa envolvendo professores da escola básica com função de supervisores de estágio, estudo documental de PPP de escolas (campos de estágio). Guia-se pela hipótese de que o trabalho desempenhado pelo professor da escola não é reconhecido como trabalho, tendo sido historicamente, naturalizado. A falta de reconhecimento deste trabalho colocaria o estágio numa zona de invisibilidade que o ameaça, ao mesmo tempo que dele se subtrai as principais características transplantadas para programas paralelos à formação inicial. Palavras-chave: Estágio; formação inicial de professores; trabalho; escola.