O FAZER-SE DOCENTE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Resumo: Este artigo analisa o processo de formação continuada de professores da educação profissional no Paraná, em particular, das ações específicas destinadas aos professores do Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. A natureza da pesquisa é de fundamentação teórico-metodológica do materialismo histórico dialético e parte das categorias de análise fazer-se e experiência que foram formuladas a partir da coleta de dados e observação participante da pesquisadora nos encontros de formação continuada. Ao todo, foram realizadas 12 oficinas com a participação de 150 professores, no entanto, a análise centraliza-se na oficina do Curso Técnico em Administração que contou com a participação de 36 professores. Dos resultados compreendemos a importância da formação que ocorre a partir das reflexões pedagógicas intra formação de professores a partir das experiências individuais e coletivas dos sujeitos. Nesse movimento, em seu fazer-se , os professores demonstram como entendem a elaboração do de uma proposta pedagógica não dicotômica e estática, mas a partir do interesse em comum e antagônico entre os próprios docentes. Palavras-chave: Experiência. Fazer-se. Formação. Proeja. Professores.