O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO EM JOGO: LUTAS DE PODER EM UMA REDAÇÃO JORNALÍSTICA

O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO EM JOGO: LUTAS DE PODER EM UMA REDAÇÃO JORNALÍSTICA Resumo : O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar, à luz de aportes da Sociologia da socialização, a disputa em torno das concepções de jornalismo dentro de uma redação. O veículo em tela é Nova Escola, maior publicação para professores no Brasil. O intervalo de análise vai de 2006 a 2015, período em que tensões internas e pressões externas à redação alteraram a composição de seu quadro de funcionários, seu escopo de produção, sua cultura de trabalho e seu perfil editorial. Apoiando-nos operacionalmente nas noções bourdiesianas de campo e de capital simbólico e no conceito de configuração de Norbert Elias, procuramos demonstrar a fluidez dos bens simbólicos em jogo e dos grupos que medem forças. Evidencia-se também a imprevisibilidade da disputa. Seu desfecho não é passível de ser controlado por nenhum dos atores do espaço social, exigindo deles intuição e sentido de jogo para planejar os movimentos seguintes e prever as ações dos adversários. Palavras-Chave: Jornalismo de educação. Capital simbólico. Configuração.