O JOVEM PESQUISADOR, SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E A CULTURA PERFORMÁTICA: UM CAMINHO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO

O JOVEM PESQUISADOR, SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E A CULTURA PERFORMÁTICA: UM CAMINHO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO Resumo: Este ensaio parte das experiências de nove alunos e ex-alunos em um programa de pós-graduação em educação e examina as contradições encontradas pelo jovem pesquisador em educação que se vê na cúspide entre a vida estudantil, uma vida de formação e preparação, e a vida profissional, com responsabilidades na docência, na pesquisa e na divulgação / publicação. Baseia-se nos trabalhos de MOREIRA(2009) e BALL(2002) sobre a cultura de produtivismo e também nos trabalhos de CUNHA, BRACCINI, e FELDKERCHER(2015) e de CUNHA e AZEVEDO(2014) sobre a formação para a docência superior. O texto destaca três áreas nas quais o jovem pesquisador deve se formar: para a pesquisa, para a docência, e para a divulgação. Demonstra, portanto, que uma ênfase no produtivismo domina e uma formação para a divulgação acaba perdendo espaço no discurso sobre a iniciação na carreira científica. É nesse contexto que surgem as inquietações dos jovens pesquisadores citados. Seus questionamentos criam um resistência que resulta na publicação do seu próprio livro. Palavras chaves: produtivismo, performatividade, formação para docência no ensino superior