O PAPEL DO PROFESSOR NAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA

O PAPEL DO PROFESSOR NAS PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA RESUMO Os letramentos acadêmicos são constituídos por especificidades e a inserção nesse meio demanda a apropriação de um novo conjunto de funções e funcionamentos da linguagem. O professor tem o papel de mediador na relação entre sujeito e objeto de conhecimento. Este trabalho objetiva discutir o papel do professor como agente de letramento em contexto de aprendizagem ativa na engenharia. São analisadas entrevistas com docentes do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho. Por meio de projetos curriculares, os acadêmicos são inseridos em empresas para estágio e, assim, transitam entre as práticas de linguagem características das esferas acadêmica e profissional. As análises se pautam em três correntes teóricas: a) Novos estudos do Letramento; b) Círculo de Bakhtin; c) Teorias da Aprendizagem Ativa. Os dados sinalizam que os professores fazem um trabalho processual em relação à escrita e à oralidade dos estudantes. Nesse contexto, atuam como agentes de letramento, embora não deixem esse reconhecimento explícito em seus dizeres. Palavras-chave: Letramento acadêmico. Escrita. Aprendizagem ativa.