O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO ELEMENTO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Este trabalho analisou o Plano de Gestão de cinco escolas públicas do Estado de São Paulo com o intuito de verificar se a construção desse documento, bem como do Projeto Político Pedagógico deu-se na perspectiva democrática e participativa. Utilizando-se da técnica da análise documental, bem como da pesquisa colaborativa, esses documentos foram analisados em conjunto com os Diretores das respectivas escolas. Os resultados mostram que há pistas de que a construção desses documentos deu-se de forma participativa e democrática tal como recomendado pelo Sistema de Ensino. Contudo, essas evidências são frágeis induzindo pensar que a gestão escolar democrática não é um processo, plenamente, consolidado, nessa rede de ensino. Contudo, é sabido é há esforços nesse sentido, especialmente, dos diretores que têm buscado favorecer a participação tanto da comunidade escolar, com destaque para os professores e os alunos, quanto da local (pais de alunos) no processo decisório das escolas. Palavras-chave : gestão escolar; plano de gestão; projeto político pedagógico.