O que revelam os perfis dos docentes das escolas estaduais quilombolas do Estado de Mato Grosso?

O que revelam os perfis dos docentes das escolas estaduais quilombolas do Estado de Mato Grosso? Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa, em andamento, denominado: Saberes, fazeres e dizeres de docentes atuantes nas cinco escolas estaduais quilombolas do Estado de Mato Grosso, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O recorte aqui apresentado traz resultados referentes aos perfis dos docentes, evidencia as perspectivas para a implementação da educação escolar quilombola, bem como as principais reivindicações em curso. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa, e os principais instrumentos de coleta dos dados foram a observação e o questionário. Participaram 98 docentes. Os resultados apontam que está em curso significativos avanços no que diz respeito às estruturas físicas das escolas e no nível de formação dos docentes, entretanto, há outras tantas reivindicações, tais como recursos didático-pedagógicos, recursos financeiros e formação específica para que sejam capazes de implementar a Educação Escolar Quilombola em suas especificidades. Palavras-chave : Educação escolar quilombola. Teorias pós-colonialistas. Perfis de docentes.