OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS ESCOLAS EM CAXIAS DO SUL/RS

OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS ESCOLAS EM CAXIAS DO SUL/RS RESUMO: O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado em Educação acerca das ocupações estudantis das escolas públicas em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, no ano de 2016. A temática é apresentada no contexto das ocupações em nível nacional e relacionada aos movimentos em rede contemporâneos, caracterizados por Castells (2013). A pesquisa tem por arcabouço teórico metodológico o materialismo histórico dialético e utiliza como base para análise das fontes o termo experiência, elaborado por Thompson (1981). O desenvolvimento do artigo se dá na reflexão do movimento estudantil de ocupações enquanto experiência que modificou os espaços e as relações escolares. Concluímos que a consciência social das e dos estudantes envolvidos no movimento foi o principal fator de transformação decorrente das ocupações. Essa modificação, foi possibilitada pela potente aprendizagem política do cotidiano das ocupações e se manifesta na crítica às desigualdades presentes nos sistemas de educação e nas relações sociais. Palavras-chave: Ocupações estudantis. Movimento estudantil. Experiência de ocupação.