Orientação de estratégias no processo de resolução de situações-problema de proporção: uma análise da produção de textos de estudantes do 5º ano

Orientação de estratégias no processo de resolução de situações-problema de proporção: uma análise da produção de textos de estudantes do 5º ano Resumo: Este artigo tem como propósito analisar a relação entre as estratégias orientadas pela professora e os textos produzidos pelos estudantes para a resolução de situações-problema envolvendo o eixo proporção simples com a classe um para muitos. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, a partir da linguagem de descrição, modelo de investigação sociológica proposto por Bernstein (2000), com o uso da observação e da análise documental. Foram observadas as aulas e as atividades de uma docente da rede municipal de ensino, em uma escola no interior da Bahia, com 24 estudantes na faixa etária entre 10 (dez) a 13 (treze) anos, cursando o 5º ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Os dados produzidos foram analisados à luz da teoria bernsteiniana. Nessa investigação observamos que, quando os estudantes são orientados a realizar uma estratégia para resolver problemas, desconsideram as possibilidades de diversificação e utilizam a conta armada como estratégia única, limitando a produção de textos adequados ao contexto da situação-problema. Palavras-chave: Anos Iniciais. Multiplicação. Divisão. Resolução de problemas.