“Paisagens” “híbridas”, “fluxos culturais”: possibilidades de análises das teias discursivas pedagógicas nos documentos curriculares de História (1985 à 1995)

“Paisagens” “híbridas”, “fluxos culturais”: possibilidades de análises das teias discursivas pedagógicas nos documentos curriculares de História (1985 à 1995) O pôster objetiva apresentar alguns resultados parciais das pesquisas produzidas pelas autoras em diálogo com a pesquisa central desenvolvida no nosso Grupo de Estudos e Pesquisas. Pretende-se, em primeiro lugar, explorar as noções de cultura e de termos que dela derivam, a partir dos trabalhos teóricos de APPADURAI (1996) CANCLINI (1996, 2007, 2013) e HALL (2003, 2005). Em seguida, procuraremos discutir alguns deslocamentos destes conceitos para análise de documentos curriculares para o ensino de História no contexto do Rio de Janeiro (1985-1995) com o objetivo de enunciar alguns “rastros” discursivos de tendências pedagógicas, naquele contexto, inseridas em uma teia discursiva mais ampla (ALBQUERQUE JR, 2007) por meio da análise do discurso (FOUCAULT, 1996, 1999, 2008) Palavras Chaves: Currículo, Cultura, tendências pedagógicas e Ensino de História