PANORAMA DE ANCORAGEM TEÓRICA EM ALFABETIZAÇÃO COM BASE NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA (BRASIL – LATTES)

PANORAMA DE ANCORAGEM TEÓRICA EM ALFABETIZAÇÃO COM BASE NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA (BRASIL – LATTES) RESUMO O trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa na área de alfabetização e propõe como objetivo geral mapear os grupos certificados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (Brasil – Lattes), na busca de identificar a ancoragem teórica que os sustentam. A metodologia se pauta em levantamento desses dados, com base no descritor “Alfabetização”, com filtro para o nome do grupo e das áreas de Ciências Humanas e Linguística. Foram encontrados 33 registros e procedeu-se a uma categorização, restando o total de 25 grupos. A investigação, ainda em andamento, vem analisando resumos de teses e dissertações de alguns desses grupos e na aproximação com esses resumos, constata-se uma ancoragem teórica que se vale de conceitos vygotskianos (abordagem histórico-cultural) e de aportes bakhtinianos (Teoria da Enunciação). Como se trata de pesquisa em andamento, enfatiza-se que os achados ainda são preliminares, não podendo ser considerados nesse momento como determinantes das tendências de tais grupos. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização – Grupos de Pesquisa – Ancoragem teórica