PARA ALÉM DA UTILIDADE: EM DEFESA DA FILOSOFIA E DA POESIA NA ESCOLA

Resumo Esse texto é produto de uma reflexão que vimos fazendo a partir da execução de projetos inerentes à nossa prática docente na escola pública e, que partem da (e com) filosofia, literatura e poesia. Inicialmente nossos projetos eram distintos, contudo, em 2017, com as mudanças sofridas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), nós associamos os projetos, cujos objetivos eram semelhantes. Afinal, na essência, filosofia, poesia e literatura não se separam. Assim, nosso propósito pode ser definido como um fazer filosofia com as crianças partindo da poesia como dispositivo. É, portanto, essa experiência que motiva a nossa reflexão. Todavia, os resultados anteriores também estão presentes nessas ideias. Interessa-nos aqui compartilhar, por meio de um ensaio que julgamos filosófico, um caminho para fazer da educação forma de resistência em tempos de fascismo e, ao mesmo tempo, defendê-la como prática produtora de sentidos para o “absurdo da vida”. Nosso olhar se ampara em autores como Camus, Morin, Benjamin, Gramsci, Marx, entre outros, que compreendem a filosofia para além de especulações acerca do mundo, no sentido de ensinar práticas capazes de transformá-lo. Palavras-chave: Educação – Filosofia – Poesia – Literatura – Docência