Pedagogias dos terreiros: ensino educativo-social

Pedagogias dos terreiros: ensino educativo-social Resumo: A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Isto implica a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo. Educar é sempre um jogo de relações. O objetivo do texto foi tecer narrativas sobre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro, desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS. Recorri ao campo dos Estudos Culturais, tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de conversas individuais como ferramenta para produção dos dados, categorizados e debatidos, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados tanto pelas ações dos outros, quanto pelos reflexos das que promovemos, em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que destaco a possibilidade de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de aprendizagens, no caso dos terreiros e suas pedagogias sociais. Palavras-chave: Educação. Pedagogia Social. Terreiro.