PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

PERMANÊNCIA E SUCESSO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO RESUMO: O trabalho analisa as possíveis relações entre o perfil individual e as características das famílias com a trajetória acadêmica dos alunos dos cursos técnicos integrados em Petróleo e Gás e em Hospedagem do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio (IFF Cabo Frio). Trata-se de um desdobramento de pesquisa anterior sobre os aspectos escolares que favorecem a permanência dos alunos e que analisou a trajetória dos 148 alunos ingressantes em 2014 nos referidos cursos, abrangendo os anos letivos de 2014, 2015 e 2016, no qual foram realizadas consultas aos registros institucionais, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Partindo da discussão sobre o fenômeno da evasão escolar e os desafios do ensino médio – em particular sobre a modalidade profissional e integrada experimentada no IFF Cabo Frio -, apresenta-se o perfil e a trajetória dos alunos, analisando possíveis correlações com características socioculturais de suas famílias. Emergem da pesquisa contribuições para o debate sobre a reforma do Ensino Médio e sobre a viabilidade do modelo do ensino médio integrado. Palavras-chave: Permanência, Evasão, Sucesso Escolar.