PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as perspectivas educacionais e profissionais de egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá, no período de 2012 a 2017. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada com egressos do Programa. No que concerne a continuidade dos estudos, a pesquisa apontou que grande parte dos egressos, 65%, não ingressou no ensino superior, tendo em vista que suas baixas notas nos processos de seleção. Também se evidencia que há reduzido número de concluintes que trabalham na área em que realizaram a formação no PROEJA, sendo que 60% dos egressos não trabalham em qualquer área, por falta de oportunidade. Em síntese, ainda que se identifique alguns resultados positivos do Programa na perspectiva de egressos, ressalta-se que o mesmo não é capaz de superar o processo de negação de direitos ao público da EJA. Palavras-chave : PROEJA. Egressos. Escolarização. Trabalho.