PESQUISAR A MASCULINIDADE NA EDUCAÇÃO: SOBRE O POTENCIAL PERFORMATIVO DO TEXTO ACADÊMICO

PESQUISAR A MASCULINIDADE NA EDUCAÇÃO: SOBRE O POTENCIAL PERFORMATIVO DO TEXTO ACADÊMICO Resumo Abordamos, neste estudo, publicações sobre a temática da masculinidade na área de Educação, por meio de revisão de artigos em periódicos nacionais entre 2007 e 2017. Considerando a noção de performatividade da linguagem, segundo teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler, focalizamos o potencial performativo dos textos acadêmicos revisados, reconhecendo que os mesmos participam da criação de efeitos de realidade que constituem as sociedades, no recorte das disputas pela significação da masculinidade. Com esse propósito, problematizamos as conceitualizações de masculinidade mobilizadas nos artigos estudados, destacando sua fundamentação teórica para refletir sobre os potenciais efeitos performativos desses textos. Entre os resultados, constatamos a negação e a subalternização de masculinidades não normativas pelo viés da denúncia. Tal fato, joga pela superação desse quadro, mas por outro, reconhecemos que se a denúncia não é acompanhada da notícia da resistência, pode-se estar jogando pela consolidação do que se pretende combater, na medida em que se reitera seu poder. Palavras-chave: Masculinidade; Performatividade; Gênero; Produção acadêmica; Revisão bibliográfica