PESQUISAS COM/AS MINORIAS NORTISTAS AMAZÔNIDAS: APORTES TEÓRICOS DE UM PÓS-CURRÍCULO DAS DIFERENÇAS

PESQUISAS COM/AS MINORIAS NORTISTAS AMAZÔNIDAS: APORTES TEÓRICOS DE UM PÓS-CURRÍCULO DAS DIFERENÇAS Resumo: O trabalho é parte das pesquisas implicadas de abordagem fenomenológica que vimos desenvolvendo no Nepce/PPGE/UFT com mulheres negras, crianças quilombolas, as travestis karajás, professoras do jalapão, professores gays, vinculadas à rede de pesquisa Rides, sobre a investigação com/as minorias nortistas amazônidas. Uma reflexão sobre o currículo masculino, o currículo colonial, que apesar de avanços nas pesquisas com/as diversidades(s) sexual, de gênero, étnicas, identitárias, raciais, geracionais; as mentalidades conservadoras brasileiras, eurocêntricas e agora, estadunidense, desapropriam as minorias sociais e ameaçam sua (re)existência. (Re)tomar a luta e dar voz a essas minorias sociais que fazem parte dos povos originários e comunidades tradicionais na/da Amazônia, é uma agenda atual, e com eles (as), uma possibilidade de contra discurso hegemônico, dado que nossas investigações ainda têm sido muito eivadas da concepção de “sujeito moderno” centrado, causando pouco impacto para uma política das diferenças e currículos decoloniais. Palavras-chave : Minorias nortistas amazônidas; Pesquisa implicada; Pós-currículo das diferenças.