Poéticas insurgentes em educação ambiental: Um ambiente-escola narrado por entre afetos e encontros

Poéticas insurgentes em educação ambiental: Um ambiente-escola narrado por entre afetos e encontros Resumo A presente pesquisa se desenovelou por entre os encontros e afetos existentes na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, localizada em Florianópolis (SC). Tal espaço possui um forte comprometimento com o ensino público e questões socioambientais locais. Assinalando uma porosidade de fronteiras entre os termos “ambiente” e “escola”, propõe-se o termo “ambiente-escola”, referindo a um ambiente escolar que existe na sua diversidade de afetos, encontros e acontecimentos. Que narrativas e poéticas estão a povoar este ambiente-escola? O objetivo deste recorte investigativo consistiu, portanto, em articular os conceitos de ambiente e a escola, tendo as ideias de afeto e encontro como propulsoras. Foram realizadas duas oficinas junto a dez distintos funcionários da Escola Beatriz. Após a realização de uma roda de conversa inicial acerca dos afetos e encontros que permeiam tal ambiente-escola, foi feita uma experimentação poética a partir dos olhares desses distintos sujeitos. A pesquisa convida a adentrar as tramas de afetos e encontros que envolvem tal espaço, compondo poéticas insurgentes na contramão de tempos sombrios. Palavras-chave: escola; educação ambiental; afetos.