POLISSEMIA DE CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL: NARRATIVAS DOCENTES

Este trabalho busca refletir sobre as percepções de professores demonstradas em suas narrativas acerca das concepções de Educação Integral (EI), enfatizando o campo da Didática e problematiza aspectos relevantes da discussão das políticas educacionais implementadas, especificamente em relação à EI. As narrativas foram produzidas em 2018, por professores do 3º ciclo de duas escolas municipais em MG. Em relação à metodologia baseamo-nos na perspectiva (auto)biográfica, de acordo com Souza (2007, 2017, 2018), Delory-Momberger (2006, 2012) e Passeggi (2011), buscando construir um ambiente investigativo e co-formativo nos encontros realizados. A pesquisa narrativa trouxe à tona a reflexão docente sobre a prática pedagógica e as diferentes concepções de EI. As análises revelam uma polissemia de concepções nas narrativas dos professores, bem como suas interfaces com a prática pedagógica. Os resultados indicam aspectos singulares das experiências docentes vivenciadas no contexto da educação integral, evidenciando diferentes modos de interação e ação no fazer pedagógico. Palavras-chave : Didática; Educação Integral; Narrativas (auto)biográficas; Prática Pedagógica.