POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO: EVIDÊNCIAS DE DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES

Resumo Este estudo tem por propósito analisar as desigualdades observadas nas trajetórias escolares de alunos que cursaram o 5º ano do ensino fundamental em 2010, matriculados em projetos de correção de fluxo entre 2011 e 2013, até os desfechos das trajetórias em 2014. Baseia-se nos dados referentes à heterogeneidade das transições escolares que podem resultar em trajetórias mais ou menos acidentadas e desfechos diferenciados. Na análise das possíveis relações entre a política de correção de fluxo, as trajetórias escolares e os perfis dos alunos foram utilizados dados do Censo Escolar e da base de matrículas da rede de ensino, cotejados aos documentos oficiais. Os resultados indicam que (1) a política de correção de fluxo não favoreceu trajetórias regulares e desfechos equânimes que indiquem processos longevos de escolarização; (2) estratos socialmente mais privilegiados, ou seja, alunos brancos, do sexo feminino, alcançam desfechos mais promissores, sugerindo que a política não reduziu as desigualdades já acentuadas na sociedade e no interior do sistema. Palavras-chave : trajetórias escolares, correção de fluxo, desigualdades educacionais .