POR UM CURRÍCULO ESCOLAR DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS CONECTADO COM O POVO DO CAMPO EM PARINTINS(AM)

POR UM CURRÍCULO ESCOLAR DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS CONECTADO COM O POVO DO CAMPO EM PARINTINS(AM) Resumo O artigo é parte do projeto de pesquisa “Diálogos com os saberes dos territórios das águas, das terras e das florestas e a construção de um currículo de educação do campo para o Município de Parintins(AM)”, desenvolvido nos territórios rurais desse município, objetiva investigar os saberes dos povos de territórios rurais, de várzea e de terra-firme, e suas contribuições com a construção de um currículo para a Educação do Campo no município. O estudo questiona: como os saberes dos povos dos territórios rurais de Parintins(AM) podem contribuir com a construção de um currículo voltado para a escola do campo? A abordagem é qualitativa, cujos estudos procuram aprofundar a compreensão dos fenômenos humanos face às determinações e transformações do contexto sócio-histórico, socioculturais, políticos e econômicos. Os resultados parciais refletem contribuições para compor a elaboração de currículo que reflita a dinâmica dos povos do campo, em sua tessitura de vida, de saberes-fazeres, das memórias, das identidades culturais, dos coletivos sociais, do cotidiano, da cultura e das resistências. Palavras Chaves: Currículo, Diálogos com Saberes, Territórios. Educação do Campo.