PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AMBIENTE HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS DO VIVER EM UM CENTRO DE ONCOLOGIA INFANTO-JUVENIL

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AMBIENTE HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS DO VIVER EM UM CENTRO DE ONCOLOGIA INFANTO-JUVENIL Resumo O presente estudo transita entre a educação e a saúde ao abordar a prática pedagógica em ambiente hospitalar. Objetivamos compreender como se constituem as práticas pedagógicas do profissional pedagogo junto às crianças hospitalizadas em um centro de oncologia. Adotamos metodologicamente a pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação sistemática da prática pedagógica e entrevista semiestruturada destinada a uma pedagoga da equipe multidisciplinar. Os dados da pesquisa revelam que na perspectiva da Pedagogia Hospitalar, prática pedagógica materializada na vertente do enfoque educativo torna-se efetivamente inclusiva, visando aproximar a criança das atividades que faziam parte de sua vida antes do adoecimento, como o convívio na escola. Ficou evidente que a prática pedagógica poderia ocorrer com mais frequência, bem como ressaltamos a importância da implantação de uma classe hospitalar no contexto em estudo, ampliando a atuação do pedagogo junto às crianças afastadas da escola por uma limitação decorrente do tratamento oncológico. Palavras-chave : Pedagogia Hospitalar; Prática pedagógica; Centro de oncologia.