Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula

Práticas de linguagem na formação de professores e na educação básica: entrelaçando formas de (r)existir na sala de aula Resumo : Neste artigo, busco refletir sobre as relações que se estabelecem entre as práticas de linguagem que se desenvolvem na escola e as práticas de linguagem que se desenvolvem na universidade como forma de se (re)pensar a formação de professores e as práticas de letramento que a envolvem. Na construção dos entrelaçamentos que compõem este texto, parto de pressupostos teóricos derivados dos estudos em letramentos em diálogo com autores que pensam a formação de professores e as práticas escolares. Como base para a construção de minhas reflexões, me utilizo das falas de estudantes com quem pude dialogar em diferentes ações de pesquisa, ensino e extensão, indissociando-as. O cenário que se apresenta em minha análise, apesar de parecer pessimista, se propõe a construir práticas alternativas que busquem novas formas de se permitir que professores (formadores de professores e em formação) e estudantes (da escola e da universidade) possam (r)existir como sujeitos que sabem em suas salas de aula. Palavras-chave : letramentos; formação de professores; educação linguística; políticas cognitivas; leitura e escrita