Práticas leitoras com crianças de 0 a 3 anos de idade: o que revelam as narrativas das professoras?

Práticas leitoras com crianças de 0 a 3 anos de idade: o que revelam as narrativas das professoras? Objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de mestrado, que buscou investigar presenças e sentidos de práticas leitoras na creche, tendo como fonte privilegiada, as narrativas de vinte e quatro professoras, que atuavam em três unidades públicas, de um município fluminense.Na perspectiva narrativa, a abordagem metodológica articulou fundamentos e características das entrevistas coletiva e narrativa, resultando em uma espécie de “rodas de conversas”, com o intuito de possibilitar espaços para provocar memórias e articular histórias, compartilhando saberes, questionamentos e dúvidas, tecendo múltiplos sentidos em torno das experiências narradas. Discorrendo sobre o que é leitura, do modo como os livros são apresentados e como as histórias são socializadas, as professoras contam suas práticas e revelam elementos que as sustentam; apontando considerações sobre o papel do professor na promoção de práticas leitoras. Dialogar com as narrativas docentes pode ajudar a ampliar a reflexão, e a compreensão, sobre a leitura literária na creche e a projetar práticas leitoras de qualidade para todas as crianças. Palavras-chaves: Narrativas, práticas leitoras, creche.