PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: ENTRE APOSTAS POLÍTICAS E FRONTEIRAS COM A CULTURA DO IMPRESSO

PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: ENTRE APOSTAS POLÍTICAS E FRONTEIRAS COM A CULTURA DO IMPRESSO Resumo Este artigo tem por objetivo discutir dados de uma pesquisa quantitativa que buscou investigar as práticas mídia-educativas de 911 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Por meio de análise comparativa entre políticas públicas de promoção da leitura e de práticas mídia-educativas, pretende-se adensar o debate sobre alguns resultados da investigação que indicam estar consolidadas nessas escolas práticas mídia-educativas que têm por base a produção de materiais ligados à cultura da leitura e escrita, como livros, fanzines e jornais. Cultura escolar, mídia-educação, literacia digital são os conceitos que permitem a compreensão desse cenário educacional. A pesquisa conclui que as práticas mídia-educativas latentes no cotidiano dessas escolas ocorrem por meio de ações isoladas de professores e coletivos, e argumenta sobre a necessidade de uma articulação institucional sistematizada e prolongada para que a aprendizagem escolar se enriqueça com o potencial representado pelo uso das mídias digitais e audiovisuais na contemporaneidade. Palavras-chaves: Práticas mídia-educativas. Cultura do impresso. Educação básica. Políticas públicas.