PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCUSSÃO SOBRE A POBREZA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCUSSÃO SOBRE A POBREZA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO Resumo Compreendendo a problemática da pobreza e da desigualdade social como resultado de relações históricas e considerando o espaço escolar como possibilidade para uma atuação docente crítica e problematizadora, este trabalho tem como objetivo investigar a constituição histórico-social da pobreza na relação com a educação, com ênfase na prática pedagógica, fomentando o debate em um contexto formativo de profissionais da educação do município de Cariacica/ES. Por meio da pesquisa-ação, foi possível articular um espaço de formação no qual o amplo diálogo permitiu a realização de reflexões sobre as práticas pedagógicas desses profissionais. O processo formativo também auxiliou no reconhecimento das trajetórias empobrecidas desses sujeitos, possibilitando a superação de concepções naturais e moralizantes de pobreza que predominam na sociedade e que são reafirmadas na escola. Palavras chaves: Pobreza; desigualdade social; prática pedagógica.