PROFESSORES/AS FORMANDO-SE NA COMUNICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: O DESPERTAR DE RELAÇÕES DE SUBALTERNIDADE E SONHOS DE LIBERTAÇÃO

PROFESSORES/AS FORMANDO-SE NA COMUNICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: O DESPERTAR DE RELAÇÕES DE SUBALTERNIDADE E SONHOS DE LIBERTAÇÃO Este trabalho apresenta reflexões tecidas a partir de uma pesquisa de doutorado que investigou como as demandas e expectativas trazidas pelos/as estudantes das classes populares no curso de pedagogia poderiam contribuir para (re) pensar a formação de professores/as. A investigação inscrita nos estudos com o cotidiano (GARCIA, 2003) e com aproximações à pesquisa-ação participativa (FALS BORDA, 1983) utilizou-se do diálogo como método. O referencial teórico que dialogou neste trabalho com as experiências dos sujeitos da pesquisa foi a Educação Popular e os Estudos Decoloniais por apresentarem a possibilidade de uma leitura do cotidiano das classes populares amparada em fundamentos epistemológicos que nos possibilitam outras compreensões. Palavras-chave: Pedagogia; Subalternização; Libertação.