PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESUMO O texto apresenta resultados de pesquisa realizada durante estágio pós-doutoral, que analisou contribuições resultantes da oferta do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica (PEG) e do Programa de Pós-graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) para a profissionalização dos professores da EPT e para o trabalho pedagógico por eles desenvolvido. De abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou a matriz histórico dialética para analisar as contradições e determinações presentes no fenômeno estudado. Para a produção de dados, procedeu-se à análise dos projetos dos cursos, questionários e entrevistas semiestruturadas, com acadêmicos de ambos os cursos. Observou-se que os processos de formação (graduação e pós-graduação) trazem importantes contribuições para a profissionalização e para o trabalho pedagógico dos professores de EPT de forma diversa, pelo significado que possuem e pela natureza dos cursos, e complementar pelo o nível de complexidade que envolvem. Palavras-chave: Profissionalização de Professores. Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho Pedagógico.