PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APONTAMENTOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APONTAMENTOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS RESUMO O presente texto é fruto de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar os princípios políticos e epistemológicos de implementação do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto das políticas educacionais de formação de professores. Discutimos alguns marcos legais e tomamos como referência as análises de Ball (2001) focalizando a fase de constituição da agenda e a relação com sua implementação. Assim elegemos dois âmbitos de construção de agenda, chamando-os de “Agenda política- níveis nacional e internacional” e “Agenda científico-institucional”. Em termos de políticas vemos iniciativas desconectadas na construção da agenda, embora observe-se a relação entre a iniciação à docência com experiências positivas. Já o sentido de residência ainda é frágil e não dialoga com processos de inserção na carreira docente de modo mais consolidado. As análises científicas e as experiências institucionais parecem ter estabelecido um diálogo mais aproximado. Em contrapartida, as políticas têm promovido uma visão segmentada entre as dimensão teórico-prática presente no trabalho do professor. Palavras-chave : Políticas públicas. Formação inicial. Residência pedagógica.