QUILOMBOS URBANOS, TERRITÓRIOS ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO

QUILOMBOS URBANOS, TERRITÓRIOS ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO Resumo O presente trabalho trata do tema educação e comunidades quilombolas urbanas e faz parte do contexto mais amplo de valorização da Educação Escolar Quilombola (EEQ) no veio da dinâmica histórico-social e de transformação do espaço urbano, onde essas comunidades vivenciam e ressignificam sua cultura. Um quilombo urbano deve ser entendido como um espaço de permanência e resiliência por meio das experiências, vivências, ancestralidade e cosmovisão africana. Quais são as melhores formas de valorização da cultura quilombola presente nas comunidades escolares? Como potencializar o pensar coletivo dos educadores e educandos, das famílias, comunidades e profissionais da escola? Como trabalhar conteúdos escolares apropriados e que dialoguem com os saberes produzidos nos territórios étnico-raciais os quais as comunidades quilombolas pertencem? As reflexões aqui apresentadas são fruto das atividades desenvolvidas por meio de pesquisa/ação em três quilombos urbanos e do acompanhamento das ações desencadeadas por uma Rede Municipal de Ensino no sentido de projetar a formação em serviço dos professores para uma atuação cada vez mais referenciada na EEQ. Palavras-Chave: Quilombos urbanos, territórios étnico-raciais, educação.