Reflexões sobre engajamento e rebeldia em contextos políticos autoritários a partir da trajetória profissional de um professor de História

Reflexões sobre engajamento e rebeldia em contextos políticos autoritários a partir da trajetória profissional de um professor de história Resumo: A comunicação se insere em projeto de pesquisa sobre trajetórias de professores que, participando de múltiplas redes de sociabilidade política e intelectual, estiveram engajados em processos de construção democrática, no passado recente. Iniciamos apontando alguns referentes teóricos que apoiam as nossas análises. Em seguida, apresentamos dados da biografia do Professor Rubin Santos Leão de Aquino (1929-2013) e das redes de sociabilidades nas quais ele transitou. Por fim, concluímos com uma reflexão a respeito das relações entre autonomia intelectual e liberdade de expressão de professores em regimes autoritários, tomando o caso exemplar do Professor Aquino. Concluímos, sugerindo chaves de análise, a partir da experiência de nosso protagonista, para melhor compreendermos os dilemas que afligem os professores que, ainda hoje, consideram a docência e o ensino de história como instrumento de luta contra o autoritarismo, espaço de reflexão crítica e de elaboração política. Palavras-chave: história da profissão docente; trajetórias de professores; construção democrática