RELAÇÕES ENTRE FESTAS POPULARES E EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA FESTA NO MILAGRE DE SÃO ROQUE NO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES – BA

RELAÇÕES ENTRE FESTAS POPULARES E EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA FESTA NO MILAGRE DE SÃO ROQUE NO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES – BA RESUMO O texto apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação cujo objetivo foi analisar as relações entre as Festas Populares e a Educação Popular, tendo como contexto a Festa no Milagre de São Roque no Município de Amélia Rodrigues – Bahia. Para realizarmos essa proposta, buscamos compreender a educação na sua relação com a cultura popular, com a tradição oral e a ancestralidade como forma de resistência à pressão dos processos de escolarização de base eurocêntrica, indicando assim, uma maneira de educar por meio de transmissões de saberes e conhecimentos entre gerações, ao tempo em que isso também nos leva a resistirmos aos movimentos históricos de dominação. A partir da base teórica da Educação Popular levantamos como pressupostos para qualificar o debate sobre a sua possibilidade de trabalho com as Festas Populares as possibilidades de promoção da valorização dos saberes do cotidiano, da experiência e sabedoria popular em espaços não formais de educação. Palavras-chave: São Roque. Festas Populares. Cultura Popular. Educação Popular.